Trajeto e a cidade
Saímos do Instituto Madre Mazzarello, pegamos a Av. Cruzeiro do Sul até BR-050
Continamos na BR-050 até Santos. Em seguida, pegamos a saída 64 via BR-050
Continamos na Rua Augusto Barata. Pegamos a Rua Antonio Prado, R. Xavier da Silveira, Av. Cidade de Santos eAvenida Mário Covas até Av. Mário Covas, no Porto de Santos, a nossa primeira parada.
No mapa ao lado, podemos localizar o Porto de Santos no estado de São Paulo e diminuindo o zoom, é possível localizá-lo no Brasil
Trajeto



Moradias
Durante o trajeto, conhecemos os bairros-cotas que são moradias feitas para os trabalhadores que vieram de longe construir a Via Anchieta e se instalaram na região. Se situam nas encostas da Serra do Mar, normalmente invasões de áreas de preservação ambiental. São chamados de bairros-cota pois o que define é a altura em relação ao nível do mar.
Também conhecemos as palafitas que são casas sobre plataformas sustentadas por estacas ou pilotis de madeira, situadas em águas pouco profundas de lagos, rios e demais águas interiores.
Clima
Santos possui clima tropical litorâneo úmido. Os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos têm como característica temperaturas mais amenas e menor incidência de chuvas. Primavera e outono se caracterizam como estações de transição. No verão, a penetração de frentes frias é um fenômeno bastante comum, trazendo chuvas que amenizam as altas temperaturas da época, enquanto no inverno, a incidência de ventos provenientes de noroeste (que normalmente precedem a entrada de frentes frias) chegam a elevar as temperaturas acima dos 35 °C durante tarde, com temperaturas superiores a 25 °C durante a madrugada.
Na viagem:
- Temperatura:
São Paulo: 16ºgraus
Santos: 15ºgraus
- Altitude:
São Paulo: 780m
Santos: 12m
- Tempo:
São Paulo: Nublado e frio
Santos: Nublado de manhã / Ensolarado de tarde
- Pressão Atmosférica:
Santos: 1027hPa
Comércio
Em Santos encontramos vários tipos de comercio já que é uma cidade com uma boa infraestrutura. Na cidade encontramos principalmente casas noturnas, restaurantes, agências de recepção turística, hotéis, edifícios comerciais, cinemas, bancos, etc. A Avenida Ana Costa pode ser considerada a avenida símbolo da cidade, pois lá se situa grande parte desses comércios.
Indústria
Observamos que a maioria das indústrias se situa na cidade vizinha de Cubatão a apenas 12 km de distância do Porto de Santos. Em Cubatão destacam-se os setores indústrias de siderurgia, petroquímicas e fertilizantes.
O pólo industrial de Cubatão foi o primeiro do país e começou a se formar na década de 50, quando foram inauguradas a Refinaria Presidente Bernardes, a unidade geradora da Usina Henry Borden e o oleoduto para transportar derivados de petróleo de Santos a São Paulo. Vantagens, como a proximidade com o maior porto da América Latina e abundância de água e energia elétrica, estimularam a instalação de indústrias petroquímicas e siderúrgicas na região. Essas empresas geraram sérios problemas ambientais nos anos 70, tornando Cubatão conhecida como a cidade mais poluída do mundo.
Comércio e Indústria

Relevo
O relevo de Santos, primeiramente no trajeto para a cidade pode ser observado terreno montanhoso com diversas cachoeiras. Os caminhos rochosos vão declinando de altitude proporcionalmente ao encurtamento do caminho.
Santos é uma cidade a beira mar, ou seja, a maior parte da cidade tem sua altitude igual 2m ou próximos (4,3) localiza-se numa planície litorânea.
Transporte observado
Em meados de 1870 a cidade começou a utilizar carroças puxadas por burros antes mesmo que a cidade de São Paulo. Santos foi a primeira cidade do Brasil, e talvez da América Latina, a introduzir o transporte de mercadorias por meio de bondes.
As praças redondas que vemos hoje em dia na cidade de Santos antigamente era a forma que os bondes utilizavam para fazer o retorno.
O que encontramos atualmente:
. Porto de Santos (maior da América Latina)
. Ciclovias na orla da praia de Santos, nas avenidas Francisco Glicério, Rangel Pestana, Martins Fontes e Afonso Pena.
. O ônibus é muito utilizado em Santos
. Carros, motos, caminhões, entre outros

Dados Gerais
Estado que Pertence: São Paulo
Data de Fundação: ano de 1546
População: 419.757 (Censo 2010)
Área (em km²): 280.300
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 1.499
Altitude (em metros): 2
DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB) *: R$ 22,5 bilhões (2009)
Renda Per Capita*: R$ 54.054,00 (2009)
Principais Atividades Econômicas: comércio, serviços, transporte (presença do Porto de Santos).

Centro histórico de Santos
O Centro Histórico de Santos é um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história. Desde a sua fundação, em 1545, até meados do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana. A partir de 1850, com a chegada do café no estado de São Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até meados de 1967. É nessa fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico. Após esse período, o desenvolvimento comercial de Santos desloca-se para outras regiões da cidade, levando o Centro a uma longa fase de estagnação, não de todo negativa, pois foi o principal fator da preservação de casarões e palácios construídos na era áurea do café.

Prédios tortos
Mais de 90 edifícios das décadas de 40, 50 e 60 na orla de Santos estão assim, principalmente entre os canais 3 ao 6, onde a composição do solo da cidade (formado por camadas de areia e argila) é a principal causa da inclinação dos prédios. A pressão exercida por prédios construídos na vizinhança também ajuda a entortar ainda mais os edifícios.


Solução
A verticalização ou implosão e a reconstrução são soluções possíveis. A primeira opção, menos impactante que a segunda, já foi executada com sucesso no edifício que era considerado o mais inclinado da orla (Núncio Malzoni, no bairro do Boqueirão, ao lado da Pinacoteca), o qual tinha 1,7 metros de inclinação do topo em relação à base (Torre de Pisa = 4 metros).
O parque do Valongo
O lugar é bastante conhecido e virou atração turística devido a lenda do ''Santo milagroso''. A lenda conta que Santo Antonio em 1860, recusou-se a sair da igreja do Valongo. “A São Paulo Railway comprou uma parte do Valongo para construir a ferrovia que escoava toda a produção do Porto. Do lado da igreja, tinha o convento do Valongo e eles conseguiram quebrar, mas quando foram marretar a igreja e tirar o santo do altar ele não saía, era como se fosse uma cola poderosa que estava ali prendendo o santo no altar. Foram dias tentando, aí a Ordem Terceira de São Francisco mandou uma carta para Dom Pedro II para a igreja permanecer no local, e assim foi feito. O santo continua no lugar.
Hoje pessoas do Brasil inteiro visitam a igreja, principalmente durante a época de Páscoa, quando o altar gira.

Urbanização
A urbanização da cidade foi acontecendo equivalentemente a expansão econômica na área devido a criação e evolução do porto ao passar dos anos, com a economia em expansão e crescendo rápido a industrialização e urbanização chegou, fazendo com que os ricos construíssem casarões denominando áreas nobres. Com o passar do tempo, ou seja, na atualidade as cidades cresceram também para cima, a expansão econômica proporcionou atenção das grandes companhias que investiram em moveis da cidade ainda expandido possibilitando o crescimento populacional e novamente econômico por conta da quantidade de pessoas e a movimentação de dinheiro, produção petroleira e metalúrgica são exemplos de grandes da área industrial que se instalaram na cidade